← Back Published on

Benefícios do detox que você provavelmente não conhecia

Você sabia que o detox é um grande aliado para a saúde do corpo e da mente? É uma alternativa segura e eficiente de eliminar as toxinas do corpo. Confira, a seguir, o significado e os benefícios do detox para o organismo!

O que é detox?

Detox vem do inglês, detoxification. Em português, a tradução significa “desintoxicação”, e se caracteriza por ser uma forma de eliminar as toxinas acumuladas no organismo.

Por que o detox é importante?

Além dos vários nutrientes presentes nos alimentos (carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais) podemos acabar ingerindo outros tipos de substâncias que não são benéficas ao organismo.

Muitas vezes, essas substâncias são encontradas em alimentos industrializados através de gorduras saturadas, herbicidas usados na agricultura, corantes e conservantes.

As toxinas acumuladas no organismo podem afetá-lo de maneira negativa, podendo causar diversos processos inflamatórios, fazendo com que o organismo não consiga exercer suas funções corretamente.

Quando há desordem no metabolismo, o corpo tende a reagir e sinalizar sintomas de que algo não vai bem, como por exemplo, cansaço frequente, falta de concentração, dificuldades para dormir, problemas intestinais e dores de cabeça.

Benefícios

  • Promove o bem-estar;
  • Ganho de mais energia e disposição;
  • Redução do inchaço no corpo;
  • Redução da gordura do fígado;
  • Emagrecimento;
  • Melhora o funcionamento do sistema digestivo;
  • Tem ação termogênica;
  • Reequilíbrio dos líquidos corpóreos;
  • Melhora as funções intestinais;
  • Elimina toxinas do organismo;
  • Aumento significativo da imunidade.

Como funciona a desintoxicação do organismo?

O objetivo de uma desintoxicação é ajudar o seu sistema natural de eliminação, por meio de uma desintoxicação saudável. Nesse caso, todos os nutrientes e compostos bioativos são importantes: vitaminas, minerais e aminoácidos. Alguns nutricionistas recomendam que seja adotada uma alimentação variada, com alimentos orgânicos e saudáveis.

Normalmente, as dietas detox têm muitos alimentos verdes, por causa da clorofila que acelera ainda mais a eliminação de toxinas do corpo. É recomendável que sejam eliminados da rotina, alimentos que muitas vezes geram reações no corpo e/ou irritam o estômago, como glúten e laticínios, álcool e cafeína.

Assim como, eliminar o consumo de açúcar, diminuir o consumo do sal marinho e remover outros agentes irritantes, incluindo carnes de criadouro (que muitas vezes são injetadas com hormônios e produtos químicos).

Lembre-se de preencher o seu corpo com nutrientes completos, concentrando-se em selecionar os ingredientes certos. Como muitas frutas e vegetais em geral.

Principais alimentos desintoxicantes

‣ Agrião, brócolis, couve-chinesa, couve de folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula: possuem ação anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam no funcionamento dos rins;

‣ Limão, laranja, maracujá e abacaxi: ação antioxidante. O limão ajuda no funcionamento do fígado;

‣ Castanhas, avelã e nozes: melhoram o funcionamento do intestino;

‣ Gengibre: anti-inflamatório, antioxidante e bactericida;

‣ Iogurtes naturais e kefir: melhoram a flora intestinal e o sistema imunológico.

‣ Água de coco: antioxidante, combate radicais livres e é hidratante.

Invista na água

Antes de tudo, água. Tente consumir pelo menos dois litros de água todos os dias, pois além de hidratar, ela limpa o organismo, estimula a circulação sanguínea e contribui para o bom funcionamento dos rins e do intestino.

Experimente bater no liquidificador 250ml de água de coco, 1 fatia de abacaxi, 1 xícara de chá de couve, suco de meio limão e pedacinhos de gengibre sem casca. Essa mistura garante vitaminas, fibras e proteínas ao organismo.

Gostou das dicas e concorda que está na hora de mudar os hábitos alimentares de forma saudável?